Também conhecido como bolo de copo, o cupcake é um bolo preparado para satisfazer em sua delicadeza uma unica pessoa. Sua origem incerta se dá por volta de 1796 quando uma receita de um bolo assado dentro de um copo como foi escrito no livro de Amelia Simms, Culinária Americana. Na Inglaterra, recebeu o nome especial de Fairy Cake, bolo das fadas devido a seu tamanho.
Na segunda metade dos anos 90, na cidade de Nova York, que esses lindos doces aconteceram. A Magnolia Bakery, loja de doces hoje muito famosa por todo o mundo apostava no potencial sucesso dos cupcakes.
Já em 2005, em Beverly Hills, Candace Nelson, abriu a então famosa Sprinkles Cupcakes, a primeira padaria de cupcake do mundo. Lá os cupcakes ganharam nomes de celebridades que ajudam na sua bendita fama, como por exemplo os bem elogiados cupcakes Oprah Winfrey, Katie Holmes e Barbra Streisand.
O bom brasileiro que adora uma novidade logo se rendeu as graças desse maravilhoso bolinho decorado. Mas, foi o mercado de casamentos um dos primeiros a abraçar essa ideia.
Com um toque especial, ele logo substituiu o bolo em muitas cerimonias por ai, virando quase uma parte do cenário, encabeçando as listas de doces mais cobiçadas por noivas, que até hoje o associam a romantismo e bom gosto.
As variações de sabores, aromas, texturas e decorações são quase que infinitas. Hoje podemos encontrar cupcake de quase todos os sabores. Dos mais tradicionais como o de baunilha, como os mais surpreendentes sabores como o de capim santo, ou toranja com sementes de papoulas. Há de mencionar os nem tão famosos cupcakes salgados. Mas hoje o assunto aqui é doce. Com ou sem recheio o cupcake é sempre sucesso onde é apresentado.
Sua principal identidade é a massa amanteigada e levíssima. Nada de massa comum de bolo. Cupcake de verdade tem a massa levemente amanteigada, o que lhe confere uma característica unica e um leve aroma de baunilha na sua composição. Um outro detalhe é que nem todo cupcake é necessariamente recheado. Muitos deles levam apenas a cobertura. Essa que é tradicionalmente a de cream cheese.
Um cupcake bem tradicional é o famoso cupcake red velvet, o veludo vermelho, uma variação do bolo red velvet. Esse clássico nada é além de um cupcake de massa de cor vermelha intensa e coberto com o tão conhecido cream cheese. Esse bolo era característico de festas e casamentos no final da década de 20, época da grande depressão americana. Isso ajudou o bolo red velvet a cair no gosto popular das famílias americanas. Originalmente para alcançar o vermelho da massa usava-se suco de beterraba.
Mas não importa só saber sua história e não ter tido o prazer de provar um delicioso e único cupcake.
Escolha seu sabor ou crie o que lhe mais agrada ao paladar. Hoje existem casas especializadas em cupcakes e receitas, estão disponíveis aos montes na internet. Prove, e depois me conte o que achou dessa doce experiencia gastronômica.
Adilson Peppes
Nenhum comentário:
Postar um comentário